30 novembro 2005

Visitar Muniellos


Muniellos, Reserva da Biosfera da Unesco, um dos maiores carvalhais da Europa, assume a forma de um semi-circulo, dominado pelo Pico Candanosa com 1676 metros de altitude. A única abertura na sucessão de encostas íngremes recobertas de floresta é o desfiladeiro de Tablizas, por onde corre o rio Muniellos.
Mais de três quartos da área da reserva é constituída por bosques maduros, enquanto que os prados e zonas de cultivo estão reduzidos a 3% da superfície. Aqui existem mais de 200 espécies de fungos, 60 tipos de líquenes, 30 tipos de musgos e 400 espécies de plantas vasculares. A árvore mais difundida é o carvalho Quercus petrae, acompanhado pelo Carvalho-alvarinho (Quercus robur), Bétula (Betula pubescens) e Faia (Fago Sylvaticae).
Em termos faunísticos Muniellos alberga mais de 160 espécies de vertebrados, destacando-se pela sua raridade o Urso-pardo (Ursus arctos), o Galo-montês (Tetrao urogallus) e o Pica-pau-mediano (Dendrocopos medius). Merece especial menção o grupo dos morcegos: existem 15 espécies, algumas tão raras como o Morcego-grande-de-ferradura (Rhinolophus ferrum equinum) - ameaçado por toda a Europa - ou o Morcego da montanha (Hypsugo savii).
Desde Portugal a melhor forma de chegar a este autêntico paraíso é seguir pela auto-estrada A3 até à fronteira de Valença. Já em Espanha continua-se pela A55 até à Porriño onde se toma a A52. Em Ourense abandonamos a auto-estrada e percorremos os próximos quilómetros na estrada nacional 120, de forma a alcançar Ponferrada. Uma vez aqui, seguimos pela via local 631 até Villablino, onde desviamos à esquerda pela 626, mais tarde denominada AS-15. Na aldeia de Ventanueva seguimos novamente pela esquerda alcançando rapidamente Tablizas, porta de entrada do Monte de Muniellos. São cerca de 480 km e cinco horas de viagem, mas a recompensa é enorme...
O bosque pode ser percorrido através de um trilho com mais de 18 km de extensão, que leva o viajante até às belíssimas lagoas. O desnível é de cerca de 700 metros e são necessárias 6 horas de caminhada, mas a atmosfera em que avançamos é um deleite para os sentidos.
Para terminar refira-se que o acesso à Reserva Biológica Integral de Muniellos está restringido a 20 pessoas por dia e que cada visitante apenas pode percorrer estas montanhas uma vez por ano. É necessário marcar antecipadamente a visita, o que pode ser feito pelo telefone (0034)985963060.
De que é que está à espera para conhecer a realização mais sublime da Natureza Ibérica?

21 novembro 2005

Muniellos - o grande Bosque Ibérico


Quando a 9 de Novembro de 2000 o Bosque de Muniellos foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO tinha chegado ao fim, com amplo sucesso, uma longa cruzada para defender um dos últimos grandes bosques maduros da Europa.
Localizado no extremo sudoeste do Principado das Astúrias, Muniellos é, desde há muito, um local especial. Constitui uma representação quase virginal das comunidades vegetais e animais da Cordilheira Cantábrica. O seu relevo abrupto, a elevada pluviosidade anual e as vias de comunicação deficientes conseguiram travar a actividade florestal que, em alguns momentos, ameaçou este bosque de mais de 5500 hectares de extensão.
Conforme nos diz Victor Vázquez, antigo director-geral dos recursos naturais do Principado, Muniellos é um marco simbólico para a protecção dos espaços naturais não só das Astúrias mas também de toda a Espanha. Quando surgiram projectos de intervenção que ameaçavam as características naturais deste território, o alerta de várias personalidades científicas e associações conservacionistas possibilitou em 1970 o fim da exploração madeireira e em 1982 a declaração como Reserva Biológica Nacional.
Muniellos representa para os asturianos o último reduto das frondosas florestas de carvalho que outrora cobriram a totalidade da região, proporcionando abrigo e alimento aos seus povoadores. Hoje, pelas suas características, constitui um laboratório extraordinário para a investigação dos recursos naturais.
......................
(No próximo post - o relevo, a flora, a fauna, como chegar e como visitar Muniellos)

15 novembro 2005

Venda de peles de Raposa no Parque Nacional


Quem num destes domingos visite o Parque Nacional da Peneda-Gerês verá num dos seus locais mais emblemáticos, a Portela do Homem, uma inesperada exposição de peles de animais!
Um vendedor ambulante utiliza o edifício do antigo posto fronteiriço para pendurar variadas peles de animais, incluindo pelagens completas de Raposa (como documenta a foto), precisamente no local ambientalmente mais protegido do país e onde a caça é proibida.
Avisadas as autoridades competentes o individuo abandonou o local, para logo regressar no fim-de-semana seguinte...
Até quando terão os visitantes do Parque Nacional de se indignar com tão triste espectáculo?

07 novembro 2005

Os segredos de uma floresta dos Arcos de Valdevez - Conclusão


Embora se trate duma das mais belas florestas portuguesas, com uma pirâmide ecológica bastante completa, a sua sobrevivência encontra-se ameaçada pelos factores abaixo referidos. A sua existência actual é por si só um pequeno milagre!
Com este trabalho pretende-se chamar a atenção para a riqueza natural das Serras do Noroeste Peninsular e para a necessidade urgente de as valorizar e preservar.
............
Nota final
A realização deste trabalho não teria sido possível sem a imprescindível contribuição de Paulo Santos, que contribuiu com grande parte das fotografias que ilustram o texto. Foi a sua motivação contagiante que me levou a escrever esta monografia. A todos recomendo a leitura do seu blog "Montanhas Ibéricas" (link no canto superior direito desta página).