20 agosto 2012

Planalto do Alvão em pleno Verão


Planalto do Parque Natural do Alvão desde o Alto das Caravelas.

O calor aperta em pleno Agosto no Parque Natural de Alvão. São 10 horas da manhã e o termómetro já marca mais de 25ºC aos 1000 metros de altitude. Ao longe adivinha-se o cume do Alto das Caravelas que, com os seus 1300 metros, domina a área circundante da cidade de Vila Real.
A caminhada decorre por entre torres de aerogeradores, Tartaranhões-caçadores (Circus pygargus), pastores, cães-de-gado e rebanhos de cabras. Ao redor impõe-se um horizonte largo, de muitos quilómetros, com uma atmosfera límpida.
A surpresa estava reservada precisamente para o Alto das Caravelas, onde se escuta o distinto piar das Gralhas-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax). Olha-se desesperadamente em volta à procura do bando que teima em não aparecer. Até que de repente, por detrás de um flanco da montanha, emergem mais de 10 gralhas-de-bico-vermelho. A última vez que as vi no maciço Marão/Alvão foi há quase 10 anos. Mas elas ainda por aqui andam, tantos anos depois e apesar dos parques eólicos. Há avistamentos capazes de nos reconfortarem...